Como a oftalmo pediatria pode prevenir problemas de visão na fase adulta

Como a oftalmo pediatria pode prevenir problemas de visão na fase adulta
Compartilhe

Hospital de Olhos Lions conta com sala especializada para atendimento de crianças. Espaço lúdico otimiza o diagnóstico de doenças oculares e contribui para a melhora na qualidade de vida dos pequenos

 No ano passado, o número de atendimentos de crianças na faixa etária entre 1 e 12 anos de idade registrado no Hospital de Olhos Dyógenes Martins Pinto Lions superou as 2 mil consultas. O índice representa quase 8% do total de consultas realizadas na instituição nos doze meses de 2017, de acordo com o Serviço de Estatística.  Estes indicadores demonstram que a preocupação com a saúde da visão dos pequenos pode não estar na lista de prioridade dos pais, seja por conta da desinformação ou pela falta de instrução quanto a prevenção de doenças oculares logo na infância.

Dentre os 11 consultórios disponíveis no Hospital de Olhos Lions, um deles chama a atenção pelas cores vivas e vibrantes. Nele, trabalha a médica oftalmologista, Monique Lazaretti Avozani, que em um espaço lúdico,  reúne tecnologia de última geração para o atendimento do público infantil. De acordo com a especialista, que atua há cerca de 8 anos na instituição, o atendimento oftalmológico das crianças exige técnica, conhecimento, prática, além de muita paciência. “O exame da criança é mais delicado, pois nem sempre podemos contar com a colaboração dela. Por vezes temos que contar com a criatividade e envolver a criança, distraí-la e assim, poder realizar o exame de forma satisfatória”, destaca.

Para evitar uma geração de adultos acometidos por problemas de visão, Monique frisa que a rotina de consultas oftalmológicas durante o período da infância contribui na prevenção de diversas doenças. “O exame preventivo é de extrema importância, pois diagnosticamos e tratamos precocemente inúmeras doenças oculares. Muitas destas doenças são reversíveis e tratáveis quando a criança tem menos de 7 anos. Por isso, é importante fazer o primeiro exame ao nascimento, que é o teste do olhinho. Depois, um exame mais apurado e completo até a criança completar o primeiro ano de vida. E por fim, anualmente, de forma preventiva”, orienta a profissional.

Oftalmo pediatria como aliada

Conhecida como uma especialidade, a oftalmologia pediátrica se dedica no tratamento de problemas de visão em crianças. Para tanto, foca em técnicas específicas para atuar com os pequenos pacientes. O Hospital de Olhos, por exemplo, além de disponibilizar um espaço personalizado, dispõe de aparelhos específicos para o público infantil.

Quando o assunto são as crianças, Monique lista alguns desafios na rotina de trabalho. “Somos desafiados a conseguir realizar um exame completo e satisfatório para poder diagnosticar precocemente e tratar quando possível as doenças oculares. Nem sempre isso é alcançado no primeiro exame. Algumas vezes temos que solicitar aos pais para que tragam a criança mais uma ou duas vezes, a fim de conseguir completar o exame”, comenta a oftalmologista.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica, os principais problemas de visão em crianças estão relacionados com a ambliopia, catarata infantil, glaucoma congênito, erros de refração, estrabismo, entre outras doenças. “Os erros de refração, que correspondem a necessidade do uso de óculos – principalmente o crescimento da miopia entre crianças que usam muito os equipamentos eletrônicos de perto, como celular e tablet, assim como a ambliopia ou olho preguiçoso, o estrabismo, as doenças infecciosas oculares são os principais problemas oculares na infância atendidos aqui”, lista Monique.

Foto: Daniel Rohrig/Ascom Hospital de Olhos

Encontrar Especialista