Unidade Móvel: o primeiro contato das comunidades com o Hospital

Unidade Móvel: o primeiro contato das comunidades com o Hospital
Compartilhe

“O ônibus do Hospital de Olhos é, muitas vezes, a porta de entrada para os serviços oftalmológicos. E é gratificante poder fazer parte deste trabalho”, conta a técnica em Enfermagem, Vivian Stelo de Oliveira, que há sete meses percorre os municípios do Distrito LD 7 participando de feiras de saúde promovidas por prefeituras e pelos clubes de Lions com a Unidade Móvel do Hospital de Olhos Dyógenes A. Martins Pinto.

A equipe volante responsável pelos atendimentos prestados na Unidade é composta por técnicos de enfermagem e por um motorista. A função principal, explica Vivian, é fazer exames de acuidade visual para detectar problemas inicias de visão, como o grau de miopia e astigmatismo, por exemplo. “Nós atuamos, principalmente, em feiras de saúde promovidas pelos clubes de Lions ou pelas prefeituras, em escolas ou eventos públicos. São centenas de pessoas atendidas em cada atividade e as que necessitam de outros exames, nós damos o encaminhamento para consulta, que são agendadas pelos municípios ou pelo Lions dessas cidades”, relata ela.

A responsabilidade social do Hospital de Olhos vai além da realização de atendimentos oftalmológicos com excelência e alta resolutividade. Ao longo do ano, diversas campanhas são promovidas pela instituição com o objetivo de fomentar os cuidados e a saúde da visão. “A Unidade Móvel é muito importante, porque ela funciona como um serviço de informação e também prevenção de problemas mais graves que possam surgir. Muitas vezes, os usuários nos podem outros exames ou relatam incômodos que demandam o atendimento de um oftalmologista. Então, nós estimulamos muito a prevenção e o cuidado com a saúde dos olhos”, reforça Vivian, salientando que um dos públicos referenciais das ações são as crianças em idade escolar. “Muitas delas tem problemas de visão e os pais desconhecem. Às vezes, isso se reflete no próprio comportamento em sala de aula das crianças, porque elas não enxergam bem e isso gera dificuldade de aprendizagem”.

Segundo o Serviço de Estatística do Hospital, em 2016 a Unidade Móvel esteve em 58 locais, atendendo um total de 10.396 pessoas. Desse número, 3.837 receberam encaminhamentos para consulta oftalmológica.

 

Preocupação social

Além da Unidade Móvel, que presta os serviços de atendimento de forma gratuita a população dos municípios durante as feiras de saúde, o Hospital de Olhos Dyógenes A. Martins Pinto tem uma preocupação social bastante grande com as pessoas com dificuldades financeiras ou sem condições de assumir o custo integral dos óculos de grau.

 

Como solicitar a Unidade Móvel

Para contar com os serviços prestados pela Unidade Móvel, basta entrar em contato com a Administração do Hospital.

Encontrar Especialista