Lideranças discutem convênio entre Hospital de Olhos Lions e a prefeitura de Sarandi

Lideranças discutem convênio entre Hospital de Olhos Lions e a prefeitura de Sarandi
Compartilhe

Cirurgias oftalmológicas poderão ser realizados pela instituição referência em saúde da visão no Norte do RS

Desde a estruturação da Campanha Permanente de Saúde da Visão pelo Lions Clube Sarandi Centenário, dezenas de pessoas são beneficiadas anualmente com auxílio para encaminhamentos de consultas e exames no Hospital de Olhos Dyógenes A. Martins Pinto Lions de Passo Fundo, obra dos Lions Clubes do Distrito L D-7. Exemplo de boa gestão e qualidade de serviços de saúde, a instituição é referência para 1,6 milhão de gaúchos no norte do Rio Grande do Sul, contando com infraestrutura para a realização de exames e procedimentos de alta complexidade.

A dificuldade encontrada pelos leões, no entanto, foi justamente na questão do auxílio para a realização de cirurgias, cuja demanda é crescente e os custos para a sua realização são altos. De acordo com os integrantes dos Lions Clubes, somente com os valores arrecadados em campanhas como o Bingo da Visão, não seria possível custear os procedimentos solicitados pela comunidade.

“A grande dificuldade é encontrar uma forma de financiar a realização de procedimentos de alto custo que cada vez mais são necessários”, explica o presidente do Lions Clube Sarandi Centenário, Giovani Menegon Jr. Segundo o leão, há diversas doenças e problemas de visão que podem ser resolvidos através do Sistema Único de Saúde (SUS), cuja referência é a cidade de Palmeira das Missões. “Os problemas são a demora para os atendimentos e, em muitos casos, a prestação de serviços insatisfatórios”, afirma Menegon.

A questão levou os dirigentes dos Lions Clubes de Sarandi, Giovani Menegon Jr. e Justino Covatti Jr., a buscar promover uma reunião entre representantes do Hospital de Olhos de Passo Fundo e a Administração Municipal de Sarandi, com o objetivo de debater o firmamento de convênio do Hospital de Olhos com a Prefeitura Municipal, a qual poderia custear a realização de procedimentos cirúrgicos na instituição reconhecida pela qualidade dos seus serviços.

Na reunião realizada no último dia 11 de outubro, simbolicamente o Dia Municipal do Serviço Leonístico e aniversário de 53 anos do Lions Clube Sarandi, participaram o prefeito Leonir Cardozo e Secretário de Saúde Gilmar Picollo, o administrador do Hospital de Olhos Ivan Freitas e a chefe do Setor de Convênios Nelsi Backes, além de Vianor Santin, presidente do Consórcio de Saúde, Helmuth Walter Schmitt-Prym, presidente do Conselho Municipal de Saúde, além dos representantes dos Lions Clubes de Sarandi, intermediadores do encontro.

O encontro analisou o custo financeiro que representará para o orçamento da Saúde no município o custeio dos procedimentos no Hospital de Olhos, bem como de discutir as formas legais de se permitir a realização de encaminhamentos à Passo Fundo. A partir deste encontro, prosseguirão as negociações e deliberações antes do fechamento das propostas e assinatura do convênio.

“Sem dúvida nenhuma, esta será uma medida histórica em benefício da saúde oftalmológica. Enquanto representantes dos Lions Clubes, atuamos apenas como intermediadores e observadores deste processo e é uma satisfação reconhecer que há vontade política para se permitir que os sarandienses possam ser atendidos em uma instituição que é referência em qualidade e especialização de serviços, como o Hospital de Olhos”, finaliza Giovani Menegon Jr.

Foto e texto: Lions Clube Sarandi Centenário

Encontrar Especialista